Carta para candidatos pela Transparência

O dia das eleições municipais de 2020 se aproxima e esperamos que todos possam escolher seus candidatos com calma, analisando os prós e contras. Após escolhido o candidato, é possível já iniciar um diálogo para fortalecimento da democracia, que esperançosamente continuará caso o candidato seja eleito.

Pensando no diálogo entre os candidatos e a sociedade civil, bem como a firmação de compromissos importantes para a população pelos candidatos, a rede de Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Foundation Brasil (OKBR), com participação nossa, desenvolveu uma carta-compromisso para os candidatos nestas eleições. “A campanha política é o momento no qual candidatos e candidatas estão mais abertos a ouvir e a se comprometer com pautas em geral. Essa carta-compromisso é a nossa tentativa de fazer com que eles se comprometam publicamente em levar a transparência e o controle social a sério. Dessa forma, poderemos cobrá-los no futuro”, explica Ana Paula Gomes, Embaixadora de Inovação Cívica na OKBR e fundadora do Dados Abertos de Feira.

Image for post
Image for post

A carta, disponível aqui, tem como objetivo solidificar o compromisso dos candidatos com a Transparência, tema fundamental e transversal a todas as áreas de atuação do governo. Existem duas versões: uma para o poder legislativo e outra para o executivo. No texto, o candidato se compromete com iniciativas para cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI), regulamentação desta no município, estímulo para a transparência em setores públicos diversos (com capacitação de agentes) e diálogo com a sociedade civil.

Envie esta carta a seus candidatos e cobre deles o compromisso com a transparência! Preparamos uma mensagem padrão, abaixo. Vamos lutar e cobrar de nossos representantes as transformações que desejamos ver!

Olá candidata(o),

acredito que fará um bom mandato e venho através deste contato fortalecer sua candidatura e minhas preocupações enquanto cidadão.

Considero que a Transparência é um tema fundamental e transversal para o desenvolvimento do nosso município. Através dela garantimos o controle social do governo, bem como avaliamos as políticas públicas realizadas.

Pretendo votar no(a) senhor(a), por isso peço que vote pela Transparência no nosso município assinando esta carta-compromisso sobre o referido tema, acessível em: https://bit.ly/cartaCompromissoPorCidadeMaisAberta

Obrigado pela atenção,
<seu nome>

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store