Manifesto
Conteúdos do texto
- O que é o Dados Abertos de Feira?
- O que é transparência pública?
- O que fazemos?
- Quem somos e como fazer parte?
- Nossa história
O que é o Dados Abertos de Feira?
É uma iniciativa de fomento à transparência, à abertura dos dados públicos e de incentivo ao controle social no município de Feira de Santana. Somos uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária e sem fins lucrativos. Nós acreditamos que todo cidadão têm o direito de saber o que é feito com os recursos de suas contribuições e buscamos dar transparência às ações dos órgãos públicos.
Usamos tecnologia para coletar os dados e fazer análises. O nosso objetivo é disponibilizar esses dados para que as pessoas possam ter acesso de maneira fácil e rápida. Cidadãos, jornalistas, pesquisadores ou estudantes: todos devem ter acesso à informação. O direito de buscar informações sobre sua rua, seu bairro ou qualquer área da cidade, por exemplo, deve ser algo simples de ser realizado por qualquer pessoa.
O que é transparência pública?
Transparência pública: Preceito através do qual se impõe à administração pública a prestação de contas de suas ações, através da utilização de meios de comunicação.
A definição trazida pela Controladoria-Geral da União (CGU) resume bem o que é a transparência pública:
“A transparência é o melhor antídoto contra a corrupção, uma vez que ela é um importante mecanismo indutor para que os gestores públicos ajam com responsabilidade.
Uma gestão pública transparente permite à sociedade, com informações, colaborar no controle das ações de seus governantes, com intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.”
Aprenda mais sobre O que é transparência pública na página do Senado e também nos cursos da Escola Virtual.
O que fazemos?
Fomentamos a abertura dos dados do município com a utilização de robôs que monitoram os portais de transparência e mantendo os dados disponíveis e atualizados em nosso portal de forma acessível e simples de serem consultados.
Fomentamos a visibilidade das ações dos gestores tornando mais acessível a prestação de contas, analisando os dados obtidos, investigando e criando publicações dos resultados de questões relevantes ao município, tais como Hospital de Campanha, Beneficiários do Auxílio Emergencial, COVID-19 em Feira. Além disso, são propostas melhorias nos portais de transparência.
Incentivamos a fiscalização e o monitoramento das ações e dados públicos atuando como facilitadores sobre os pedidos de transparência feitos e informando como funcionam as regras baseadas na LAI — Lei de Acesso à Informação. Fomentamos a participação da população com mais cidadania, visando a defesa do interesse público e auxiliar no combate à corrupção.
Quem somos?
Um grupo de pessoas voluntárias, sem interesses lucrativos e sem vínculos ou quaisquer intenções político-partidárias, com o único propósito de fomentar a transparência da gestão pública do município de Feira de Santana através do livre acesso aos dados públicos.
As nossas reuniões são mensais, pela internet e abertas. Ou seja: qualquer pessoa, com vínculo ao projeto ou não, está convidada a participar. Todo o código que produzimos está aberto e disponível no nosso GitHub. Temos grupos no WhatsApp e no Telegram também.
Como fazer parte?
As nossas reuniões são mensais, pela internet e abertas. Ou seja: qualquer pessoa, com vínculo ao projeto ou não, está convidada a participar. Todo o código que produzimos está aberto e disponível no nosso GitHub. Temos grupos no WhatsApp e no Telegram também.
Conheça quem faz o Dados Abertos de Feira (em ordem alfabética):
- Ana Paula Gomes
- Emerson Silva de Oliveira
- Everton Alves dos Santos
- Felipe Leonardo Furtado Barros
- Gabriel Rezende Silva Reis
- Guilherme Lopes Wanderley
- José Roque Júnior
- Matheus Yan Pinheiro Santos
- Nataly da Costa Barros
- Rafael Velame
- Raphael Rosário Teixeira
- Raul Santos
- Rodrigo Tripodi Calumby
- Vivian Pinheiro de Macedo
Além dos voluntários cadastrados, recebemos também contribuições para os códigos do projeto fornecidas por:
- Ana Paula Gomes
- Ana Schwendler
- Eduardo Cuducos
- Everton Alves
- Guilherme Lopes Wanderley
- José Roque Junior
- Marcelo Duarte Trevisani
- Mateus Costa
- Matheus Cardoso
- Pedro Neri
- Raul Santos
- Renne Rocha
- Risla Miranda
As seguintes organizações e empresas apoiam essa iniciativa:
Nossa história
A ideia de criar um espaço onde as pessoas possam buscar informações de maneira fácil sobre o município nasceu em 2019, quando a analista de sistemas Ana Paula Gomes tentou encontrar informações sobre quanto o município gastava com a merenda escolar, após ouvir uma denúncia feita por Rafael Velame no rádio sobre a falta de merenda em algumas escolas da cidade. Ao acessar o portal da transparência de Feira de Santana deparou-se com a dificuldade de fazer buscas na página de licitações. Fez alguns pedidos de informação à Prefeitura, mas não foi respondida.
Após a tentativa frustrada de conseguir informações da Prefeitura, Ana Paula foi até o site da Câmara Municipal de Feira de Santana e descobriu que a situação também não era boa. Informações simples, como a assiduidade dos vereadores, não estavam disponíveis. Você consegue se imaginar pagando um salário alto a um funcionário e não sabendo se ele compareceu ao trabalho ou se executou sua função como deveria?
Diante da situação foram feitos novos pedidos de informação à Câmara, também sem respostas. Após meses de espera foi necessário acionar o Ministério Público para intermediar o processo e a partir daí o projeto ganhou projeção nas mídias locais, como no BATV da TV Subaé, Acorda Cidade, Blog do Velame, além de diversas participações nos programas da Rádio Globo Feira e Jovem Pan. Com a repercussão, o presidente da Câmara Municipal, José Carneiro, nos convidou para uma visita, marcando o início de uma colaboração com a Casa da Cidadania. A partir dessa data, a Câmara passou a divulgar a assiduidade dos vereadores e as atas das sessões da casa.
Ainda estamos lutando para conseguir dados históricos de assiduidade dos vereadores e fazer com que os pedidos de informação sejam propriamente respondidos pela Prefeitura. Entendemos que a transparência tem grande impacto em coibir atos de corrupção e tornar o uso do dinheiro público mais eficiente.
Lutar pela transparência é um trabalho de todos.
O projeto na mídia:
TV Subaé: BATV — TV Subaé — 03/02/2020 — Bloco 2
Acorda Cidade: Programadora encontra dificuldades para obter informações sobre a atuação dos vereadores de Feira
Blog do Velame: Presidente da Câmara reconhece falta de transparência e promete divulgar dados
Rádio Globo Feira: Falta de transparência e o descaso com a drenagem em Feira de Santana