Open Data Feira 2023

Dados Abertos de Feira
2 min readMar 25, 2023

Quando aconteceu o evento? Onde?

Aconteceu no dia 9 de Março de 2023, no Hub Feira, a segunda edição do Open Data Day Feira! O evento foi organizado por integrantes da comunidade de desenvolvedores DevFSA e do projeto Dados Abertos de Feira.

Foto da audiência no evento Open Data Feira 2023

Qual foi a média de público?

Devido a limitações do espaço, estabelecemos o máximo de 40 pessoas. No dia do evento as inscrições já estavam esgotadas e algumas pessoas ficaram em pé na sala para acompanhar as palestras.

O que foi debatido?

Tivemos três palestras:

1) Aplicação de machine learning com dados abertos de Feira de Santana — Palestrante: Angelo Loula

2) Como pensamos o design do nosso portal — Palestrante: Nataly Costa

3) Onde estamos e para onde vamos? — Palestrante: Ana Paula

O nosso objetivo foi explorar o que já fizemos e o que é possível fazer com dados abertos na cidade de Feira de Santana.

Como avalia a experiência?

A primeira edição do ODD Feira acontece há dois anos, completamente online, e em parceria com o Programa de Pós-graduação da UEFS. Embora tenhamos tido êxito na edição anterior, foi muito bom poder conhecer as pessoas da comunidade, interagir e convidá-las pessoalmente a contribuir com o tema na cidade. Além do professor Loula, outro professor da universidade esteve presente e estava interessado na iniciativa. Algumas pessoas já eram voluntárias do Dados Abertos de Feira há anos, mas só se viram pela primeira durante o meetup. E pessoas que não sabiam sobre transparência e dados abertos puderam ter uma ideia do que é possível fazer. Então, avalio a experiência como excelente. Foi um evento colaborativo, unindo pessoas da indústria e da universidade para pensar em como tornar a cidade mais transparente!

Quais foram os grupos parceiros e/ou participantes?

Dados Abertos de Feira e DevFSA, com apoio das empresas Absam, Grupo Voa e Hub Feira, e mini-bolsa da Open Knowledge Brasil.

Quais as dificuldades enfrentadas?

Graças a colaboração com pessoas da comunidade, não enfrentamos nenhuma dificuldade.

Algum outro detalhe que considere pertinente?

Como inscrição, pedimos a doação de 1kg de alimento não-perecível, direcionado para Associação de Apoio a Pessoa com Câncer (AAPC). O Hub Feira ofereceu o local e toda infraestrutura. As empresas Absam e Grupo Voa proporcionaram o lanche. Com o valor da mini-bolsa da OKFN Brasil, filmamos as palestras e vamos disponibilizá-las no nosso canal no YouTube.

Acompanhe-nos nas nossas redes sociais!

https://instagram.com/dadosabertosdefeira

--

--