Pelo menos 2 ciclistas foram atropelados por mês em 2020 em Feira de Santana

Após a morte fatal do ciclista Aurelino Barbosa, atropelado no dia 7 de Dezembro de 2020 enquanto ia para o trabalho, muitas pessoas ficaram interessadas em saber mais quantos acidentes envolvendo ciclistas aconteceram em Feira de Santana no ano de 2020. Nós também!

Fizemos um pedido de informação a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) no dia 8 de Dezembro de 2020 e ontem, através do Secretário de Comunicação Edson Borges, obtivemos a resposta:

De janeiro a novembro de 2020, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) registrou 31 ocorrências envolvendo acidentes com bicicletas no trânsito em Feira de Santana, sendo, pelo menos, 1 (uma) vítima fatal.

Desse total, 27 são ciclistas vítimas de atropelo provocado por outros veículos nas vias da cidade.

Já o comparativo do número de ocorrências com outro modal do tipo duas rodas (motos), o percentual fica abaixo de 5% quando envolve diretamente motociclistas em 885 casos.

O balanço parcial, até o mês de novembro, aponta 3.410 acidentes envolvendo todos os tipos de veículos, como carros, caminhonetes, caminhões, motos e motocicletas.

O mês de dezembro, para todos os tipos de acidentes, encontra-se em fase de balanço pelo órgão municipal de trânsito.

Para evitar acidentes como esses e estimular meios de transporte que sejam mais sustentáveis (e saudáveis), a educação no trânsito é essencial. E saber essas estatísticas também. Assim podemos medir o nosso progresso (ou não) com o tempo e pensarmos juntos políticas públicas efetivas.

Embora seja relativamente simples fazer um pedido de informação, entendemos que esse tipo de estatística poderia ser divulgada proativamente pela secretaria. Uma simples página na internet já seria bastante informativa para a população. Melhor ainda: ter esses dados em formato aberto com detalhes como localização e horário seriam essenciais para a sociedade entender um pouco melhor as circunstâncias desses acontecimentos e fazer o acompanhamento adequado do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Você pode fazer sugestões a SMTT através do formulário de contato. Já fizemos a nossa! :)

Nosso trabalho é todo voluntário e dependemos de você para continuar existindo. Ao compartilhar informações obtidas conosco, dê o crédito aos projeto Dados Abertos de Feira e mencione as nossas redes sociais.

Transparência e Dados abertos do município de Feira de Santana 🎲 📂 https://www.dadosabertosdefeira.com.br