Chegou mais um relatório mensal do Dados Abertos de Feira!

Image for post
Image for post

Resultado dos ofícios sobre o Hospital de Campanha

Após o pedido de informação realizado, recebemos os documentos referentes aos ofícios do Hospital de Campanha para o combate ao COVID-19. Após a solicitação do prefeito Colbert Martins da Silva Filho para a construção do Hospital de Campanha, encaminhada pelas Forças Armadas ao Comando Conjunto Bahia, a resposta foi negativa. Como a demanda de um Hospital de Campanha exige muitos recursos, tanto materiais quanto humanos, foram oferecidas à cidade de Feira de Santana outras formas de auxílio. Mais informações aqui.

Procedimentos relacionados à Lei de Acesso à Informação

Após pedidos de informação relacionados à Lei de Acesso à informação feitos à 17ª Promotoria de Justiça de Feira de Santana e ao Ministério Público da Bahia, foram identificados, respectivamente, 143 e 5 procedimentos. Isso nos dá uma noção da importância da Lei de Acesso à Informação e do quanto ela é usada atualmente. Mais detalhes aqui.

TCM-BA ajusta portal após solicitação dos Dados Abertos de Feira

Após solicitação, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia adicionou à página de Educação e Saúde um glossário dos dados e a opção de exportar os dados em formatos abertos (JSON ou CSV). Com isso, os dados se tornam mais acessíveis e de fácil entendimento a todos, possibilitando que novas análises sejam mais facilmente realizadas. O portal e suas informações podem ser encontrados no endereço: https://www.tcm.ba.gov.br/portal-da-cidadania/educacao-e-saude/.

Melhorias no gráfico do COVID-19 em Feira de Santana

Nosso gráfico de acompanhamento do COVID-19 em Feira de Santana foi melhorado. Além de exibir novos casos e mortes do dia, é possível ver o crescimento em comparação com a semana anterior. Você pode acompanhar em http://www.dadosabertosdefeira.com.br/ na opção COVID-19 em Feira.

Image for post
Image for post
Novo gráfico de acompanhamento do COVID-19 em Feira de Santana.

Decisão do MP-BA obriga Feira de Santana a promover transparência nos gastos públicos com a pandemia

Em decisão do Ministério Público da Bahia, o município de Feira de Santana é obrigado a disponibilizar informações de contratações e aquisições realizadas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. As informações devem ser disponibilizadas em site oficial específico. A decisão na íntegra pode ser acessada em https://www.mpba.mp.br/noticia/52553.

Considerações do Dados Abertos de Feira sobre comentário do prefeito Colbert acerca da transparência

Após publicação do prefeito Colbert em rede social comentando sobre a transparência dos dados da cidade de Feira de Santana, o Dados Abertos de Feira fez checagem da veracidade das afirmações feitas. Os detalhes da checagem realizada podem ser acessados no link https://twitter.com/DadosDeFeira/status/1286070275000410112?s=20.

Guia para ajudar desenvolvedores iniciantes a contribuírem com o projeto

Mesmo pessoas que nunca contribuíram com projetos abertos antes podem participar do Dados Abertos de Feira. Se você tem interesse em contribuir mas não sabe por onde começar, Risla Miranda publicou um guia para ajudar desenvolvedores iniciantes com a sua primeira contribuição. Ela usa sua própria experiência contribuindo ao Dados Abertos de Feira como exemplo. O guia completo pode ser acessado em https://risla.dev/contribuir-maria-quiteria/.

Por hoje é só, pessoal! Fiquem ligados nas nossas redes para mais informações. Até!

Transparência e Dados abertos do município de Feira de Santana 🎲 📂 https://www.dadosabertosdefeira.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store