Vamos a segunda edição do relatório mensal do Dados Abertos de Feira!

COVID-19

O COVID-19, conhecido também como o novo coronavírus, assolou o planeta inteiro, virando assunto em todos os lugares. No mês de Março, criamos um gráfico para acompanhamento da evolução do COVID-19 em Feira de Santana, atualizado diariamente pelo jornalista João Guilherme Dias com dados da assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde de Feira. Veja o gráfico aqui:

Para ajudar a coleta de dados sobre os casos de COVID-19 no estado, também criamos um projeto que raspa as notícias do site da Secretaria de Saúde da Bahia que são relacionados a esse tema e as disponibiliza em uma planilha automaticamente. Dessa forma, voluntários podem filtrar mais facilmente os dados.

Essa foi uma iniciativa motivada pelo Brasil.io, que tem catalogado dados de secretarias de saúde de todo o Brasil. O código, como todos os que produzimos, está disponível aqui. Acesse a base de dados do Brasil.io aqui:

Lei de Acesso à Informação

Infelizmente, temos todos os indícios de que a Lei de Acesso à Informação não funciona no município. No mês passado, conforme relatado no Relatório de Fevereiro de 2020, fizemos um pedido de informação à prefeitura sobre uma pesquisa que aponta “apoio da maioria dos feirenses para as obras de infraestrutura e de requalificação” e, até agora, nenhuma informação. Ao contrário, um usuário com um CPF falso foi criado em um novo sistema (SEI FSA) e nenhuma resposta dada por lá também.

Um outro pedido de informação foi feito, dessa vez para a Câmara de Vereadores: quais projetos submetidos, votações e afins. Acreditamos que todos os feirenses gostariam de saber no que a Câmara tem trabalhado, correto? Aparentemente a casa da cidadania não pensa assim: os 20 dias estipulados pela Lei de Acesso à Informação extrapolaram e até agora nenhuma resposta.

Novos conteúdos

Não só de ficar no vácuo vive esse projeto, não é mesmo? :)

Nesse mês publicamos dois textos: “Como buscar informações de licitações (o caso do frango)” e “A Câmara de Vereadores e o COVID-19”. O primeiro texto ensina ao leitor como buscar informações sobre licitações no portla da transparência da prefeitura; o segundo, é uma análise dos dados da Câmara sobre o que os vereadores falaram sobre o COVID-19.

Você conhece Maria Quitéria?

A heroína, com certeza. Mas em breve vamos te apresentar o projeto Maria Quitéria, criado para coletar os dados dos portais da transparência de Feira e torná-los disponíveis para todos de maneira fácil e simples.

Caso você tenha interesse na parte técnica do projeto, nós fizemos uma live que é uma tour por dentro do Maria Quitéria. Veja aqui.

Para construir algo assim requer tempo e pessoas engajadas. Nesse mês contamos com muitas contribuições. Muito obrigado a todos! ❤

Transparência e Dados abertos do município de Feira de Santana 🎲 📂 https://www.dadosabertosdefeira.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store