Relatório dos meses de Dezembro de 2020 e Janeiro e Fevereiro de 2021
Olá!
Faz tempo que não aparecemos por aqui com os nossos relatórios mensais. No final do ano fizemos uma pausa nas atividades mas, ainda assim, temos novidades para contar. Acompanhe o que fizemos ao longo desse final/início de ano.
Dezembro
Em dezembro todo mundo ficou no clima de Natal e Ano Novo, apesar da pandemia. Mas ainda estávamos comemorando a nossa aprovação no edital de podcasts Tramas Democráticas do Goethe Institut.
Janeiro
As vacinas começaram e várias cidades do Brasil criaram sites com vacinômetros. Feira não ficou de fora.
Em Janeiro o Dados Abertos de Feira completou seu primeiro aninho! :) Fizemos um vídeo para relembrar algumas coisas que fizemos nesse primeiro ano. Quem aí acha que parece que temos mais tempo?
O início de 2021 foi marcado também pelo início de um novo mandato na Câmara. Fizemos uma análise de como ficou a composição. Destaque para o baixíssimo número de mulheres vereadoras e a ausência de uma mulher preta vereadora.
Em Dezembro um fato lamentável aconteceu na cidade: um ciclista foi atropelado e o motorista fugiu sem dar socorro. Pedimos informação a SMT que, depois de algum atraso, respondeu: mais de 20 ciclistas atropelados em 2020 na cidade.
Fevereiro
O tópico “transparência” parece bem novo para muitas cidades e sabemos que a linguagem dos portais das transparência não são muito convidativas e frequentemente nos deixam perdidas. Veja o texto da Ana com dicas sobre como monitorar a sua cidade com baixo custo e alto astral. :)
Em Fevereiro não teve carnaval mas teve uma matéria da Matinal Jornalismo sobre a Lei de Acesso à Informação em Porto Alegre e em outros municípios do Brasil, como Feira de Santana.
Aproveitando que temos um vacinômetro, aproveitamos para coletar os dados e monitorar o avanço da vacina na cidade. O código está disponível aqui:
Já estamos de volta às atividades. Acompanhe as nossas redes para mais atualizações!