Bem vindo a mais um relatório mensal do Dados Abertos de Feira! Confira o que fizemos em Novembro.

Podcast Goethe Institut

O Goethe Institut, instituto cultural internacional da Alemanha, lançou um edital para financiamento e apoio na produção de podcasts na América Latina que abordem a preservação da democracia. O projeto, chamado Tramas Democráticas, aborda assuntos como estupidez coletiva, opacidade (transparência) e inércia social.

Inscrevemos um projeto no edital e, em meio a mais de mil propostas de toda a America Latina, fomos aprovados! Nosso podcast abordará temas relacionados à transparência nos municípios, sobretudo os municípios do interior. Em breve mais novidades! Estamos muito animados para o treinamento e a produção do nosso podcast!

Carta Compromisso

A Open Knowledge Brasil, com participação nossa, elaborou uma carta-compromisso com a transparência, a ser assinada pelos então candidatos nas eleições de 2020 em todo Brasil. Em nosso município, a carta foi noticiada pelo Blog do Velame e assinada pelos candidatos a vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), Juan Cruz (NOVO), Vagner da Federal (PSB), Leonardo Pedreira (PSB) e Arlindo Carvalho (NOVO). Entre os candidatos a prefeito, assinaram Marcela Prest (PSOL), Beto Tourinho (PSB) e Carlos Medeiros (NOVO). Dos assinantes, apenas o candidato Jhonatas Monteiro se elegeu. Esperamos que o compromisso firmado seja cumprido e estaremos fiscalizando e apoiando as ações relacionadas a transparência e dados abertos na cidade.

Python Brasil 2020

Participamos da Python Brasil 2020 (PyBR), o maior evento nacional da principal linguagem de programação que utilizamos no nosso projeto. Ana Paula Gomes, fundadora do Dados Abertos de Feira, palestrou como keynote. Além disso, tivemos um sprint — uma atividade que reúne pessoas dispostas a colaborar e participantes do projeto, para auxiliá-los neste processo. Este sprint nos rendeu discussões valiosas e duas contribuições, de Rudá Filgueiras e Augusto Lima. Obrigado, pessoal!

Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais! — CodaBR 2020

Ainda em eventos, participamos da CodaBR 2020! Apresentamos o projeto numa palestra relâmpago. O evento contou ainda com a participação de nossa fundadora, Ana Paula Gomes, ensinando a libertar Diários Oficiais de municípios.

Sentry Open Source

O Sentry é uma plataforma para monitorar falhas em software. Eles possuem um programa de apoio ao código aberto (open source). Aplicamos para o programa e fomos aprovados! Agora mais pessoas do nosso time podem monitorar os erros que acontecem em nossos programas.

Este foi um breve resumo do nosso mês, mas temos diversas outras atividades acontecendo e frentes de atuação. Para saber mais, siga-nos nas nossas redes sociais. Para colaborar, entre em contato conosco através do email dadosabertosdefeira@gmail.com, WhatsApp ou Telegram. Até mês que vem!

Transparência e Dados abertos do município de Feira de Santana 🎲 📂 https://www.dadosabertosdefeira.com.br

Transparência e Dados abertos do município de Feira de Santana 🎲 📂 https://www.dadosabertosdefeira.com.br