TCM-BA ajusta portal após solicitação dos Dados Abertos de Feira

No portal do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia é possível consultar informações como pagamentos feitos a servidores municipais, publicidade e também despesas com educação e saúde. Na página de Educação e Saúde é possível ver as despesas dos municípios e detalhes como credor e outras informações contábeis.

Muitas dessas informações são difíceis de interpretar — a menos que o cidadão tenha conhecimento prévio em administração pública. Além disso, segundo previsto na Lei de Acesso à Informação, os dados devem estar disponíveis em formato aberto, tornando possível a sua análise, por exemplo. Por conta dessas questões, nós solicitamos ao TCM-BA que A) as informações contidas nas páginas fossem esclarecidas, para um melhor entendimento por parte dos cidadãos; B) os dados da página pudessem ser exportadas para um formato aberto.

Após solicitação nossa, a Diretoria de Tecnologia de Informação do TCM-BA adicionou um glossário dos dados à página de Educação e Saúde e também as opções “Exportar JSON” e “Exportar CSV”.

Image for post
Image for post
Página de Educação e Saúde no portal do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia

Agora você também pode ter acesso a esses dados em formato aberto e entender um pouco melhor a respeito das despesas nas áreas de educação e saúde realizadas pelos municípios da Bahia.

Transparência e Dados abertos do município de Feira de Santana 🎲 📂 https://www.dadosabertosdefeira.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store