Um Raio-X dos vereadores eleitos em 2020 em Feira de Santana

Dados Abertos de Feira
3 min readJan 21, 2021

Um novo mandato se inicia e trouxemos para vocês uma análise de como ficou a composição da Câmara em 2020 comparada com 20216.

Abaixo estão alguns dados dos vereadores eleitos na cidade na última eleição municipal, comparados com a eleição anterior em 2016. Os dados utilizados são fornecidos pelo TSE e as informações que eles coletam são declaradas pelos próprios candidatos.

Dos 21 vereadores eleitos em 2020 em Feira de Santana, 8 foram reeleitos (38%).
Os candidatos com ensino superior foram o grupo que mais cresceu entre 2016 e 2020. Eram 5 vereadores com ensino superior em 2016, passando para 8 em 2020.

Um gráfico que mostra duas barras horizontais, cada uma representando um ano. Em cada uma há a distribuição de intrução.

A ocupação declarada mais comum é ser vereador (8 em 21). Em seguida, a ocupação mais declarada é de professor (3 entre os 21). Policial aparece duas vezes.

Uma tabela com os ocupações mais comuns declaradas, ordenada da maior para a menor.

A porcentagem de mulheres na Câmara em 2020 é de 14%. A distribuição de gênero não possui grandes mudanças entre 2016 e 2020. Foi apenas uma mulher a mais nessa última eleição.

Gráfico de barras dividido por ano e por gênero.

A distribuição de raça permaneceu idêntica entre as eleições com maioria parda em 61%, negros logo depois com 29% e 10% de brancos.

Já na distribuição de gênero e raça percebemos que o grupo de mulheres negras não possui representação, nenhuma eleita se descreve como tal.

Tabela pivotada com gênero e raça dos vereadores, com cores mais escuras indicando as mais frequente.

A média de idade dos eleitos em 2020 é 49 anos. O mais novo possui 34 anos, o mais velho 65 anos. Em 2016 o resultado foi semelhante com média de idade também de 49 anos. O mais novo foi eleitos com 31 anos e o mais velho com 63 anos.

Tabela mostrando a idade média, máxima e mínima nos dois anos de eleição municipal

Você pode acompanhar mais sobre os candidatos no portal DivulgaCand (TSE). Veja na página da Câmara os eleitos e seus contatos.

Essa análise só foi possível graças a política de dados abertos do TSE. Em Feira de Santana ainda caminhamos lentamente na abertura de dados do município. Quer saber mais sobre os gastos na saúde, na educação e na segurança? Pressione o poder público: prefeito, vereadores, ministério público. Sem o interesse da população, essa pauta não avança.

Todo o trabalho que fazemos no Dados Abertos de Feira é voluntário e o código dessa análise está aberto em nosso repositório e na nossa página de análises. Se você gosta do nosso trabalho pode nos apoiar compartilhando essa ideia nas suas redes sociais.

Até a próxima!

--

--